Funções:
Técnico Superior no Departamento de Engenharia Civil.
Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural.
Formação Académica:
Licenciatura em Física Aplicada – Optoelectrónica e Lasers (Científico-Tecnológico), FCUP (2003).
Pós-Graduação em Física Médica, FCUP (2006).
Principais interesses/competências:
Sistemas de monitorização dinâmicos, estáticos e autónomos em estruturas, infraestruturas ferroviárias e material ferroviário circulante.
Sistemas de controlo, atuação e tratamento dados.
Sistemas óticos (Lasers, detetores óticos, câmaras de vídeo, fibra ótica) para a medição de vários tipos de grandezas (deslocamento, temperatura, deformação, pressão/carga).
Técnicas de intrumentação e de sincronismo temporal na aquisição de dados com e sem fios entre sensores, equipamentos e sistemas.
Soluções integradas IOT (Internet of Things), sensores inteligentes e microcontroladores.
Desenvolvimento de sensores/transdutores e sistemas de energia.
Principais atividades desenvolvidas:
Apoio à conceção, preparação e realização de ensaios (de laboratório e de campo) no âmbito da lecionação de unidades curriculares (licenciatura, mestrado e doutoramento), e de projetos nacionais e internacionais de I&D, atividades de investigação relacionadas com trabalhos de bolseiros, Investigadores, pós-doutoramento e contratos de prestação de serviços (Ex.: FERROVIA 4.0, CAPACITY4RAIL, PEDDIR, IN2TRACK2/3, FiberBridge, MetaShield, iRail, SeismicPRECAST, WindFarmSHM, SafeEarth).
Conceção, execução e instalação de Sistemas de monitorização dinâmicos, estáticos, e autónomos para a implementação em estruturas (pontes, edifícios, eólicas), em infraestruturas ferroviárias (PI’s, Zonas transição, via férrea) e em material ferroviário circulante (vagões e locomotivas). Avaliação estrutural e análise da interação comboio-infraestrutura e via-estrutura.
Elaboração e manutenção de programas/algoritmos em vários tipos de software de desenvolvimento para sistemas de monitorização, controlo, aquisição e tratamento de dados, em particular para equipamentos da National Instruments.
Apoio a vários laboratórios do departamento, à unidade de I&D CONSTRUCT (Instituto e I&D em estruturas e construção) e a institutos de interface (IC – Instituto da Construção).
Projeção e desenvolvimento de equipamentos, sensores e sistemas (aquisição, energia, eletrónicos, óticos), de forma a melhor se adaptarem às necessidades encontradas.
Organização, manutenção e calibração de equipamentos de medição, protótipos, sensores, transdutores e sistemas.
Coautor em artigos de revista, conferência e relatórios técnicos.
Responsável pela segurança em ensaios realizados na área da ferrovia e coordenação de trabalhos em campo.