O Departamento de Engenharia Civil (DEC) é a unidade orgânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que tem a seu cargo a área de Engenharia Civil, em todas as suas vertentes: científica, técnica, ética e cultural.
Ao DEC competem, nomeadamente, as seguintes actividades, no âmbito da Engenharia Civil: Ensino em cursos de pré e pós-graduação, cursos de curta duração; Investigação fundamental e aplicada; Difusão de conhecimentos e prestação de serviços ao exterior.
O DEC ocupa os edifícios G e H da FEUP e é responsável pelo Mestrado Integrado em Engenharia Civil, por vários Mestrados na área da Engenharia Civil e colabora em outros Mestrados em áreas afins. Integra quatro centros de investigação científica e tecnológica financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Possui treze laboratórios que cobrem as diferentes áreas científicas da engenharia Civil e permitem, através da sua complementaridade, dar resposta aos problemas de investigação, ensino e de serviços à indústria. A interface com o exterior é efectuada através de instituições autónomas mas com forte ligação ao DEC, designadamente, o Instituto da Construção, o Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos e o Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção.
Para a concretização da Agenda 2030 sobre os ODS, é imperativo queas empresas integrem estas metas nas suas tomadas de decisão e quecontribuam com o seu poder de inovação para um futuro maissustentável e inclusivo.
Neste sentido, as empresas associadas estão comprometidas com a implementação de iniciativas que abordam estes objetivos. Consulte os casos de estudo aqui.
O BCSD Portugal tem, desde 2016, desenvolvido ações de formação sobre como implementar os ODS nas empresas com base no documento SDG Compass– que tem o objetivo de orientar as empresas sobre como podem alinhar a sua estratégia, ao mesmo tempo que medir e gerir a sua contribuição para os ODS. Saiba mais aqui.
- 01 Erradicar a pobreza
- 02 Erradicar a fome
- 03 Saúde de qualidade
- 04 Educação de qualidade
- 05 Igualdade de género
- 06 Água potável e saneamento
- 07 Energias renováveis e acessíveis
- 08 Trabalho digno e crescimento económico
- 09 Indústria, inovação e infraestruturas
- 10 Reduzir as desigualdades
- 11 Cidades e comunidades sustentáveis
O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais
Os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desa fios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bemestar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
Para a concretização da Agenda 2030 sobre os ODS, é imperativo que as empresas integrem estas metas nas suas tomadas de decisão e que contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e inclusivo.
Neste sentido, as empresas associadas estão comprometidas com a implementação de iniciativas que abordam estes objetivos. Consulte os casos de estudo aqui.
O Departamento encontra-se organizado em: a) Secções b) Serviços departamentais c) Laboratórios
As Secções são as entidades de suporte às atividades de formação na área de Engenharia Civil e em áreas afins, nos cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento e noutros não conferentes de grau académico, sendo constituídas por docentes e correspondendo a subáreas disciplinares do Departamento de Engenharia Civil.
- Construções Civis
- Estruturas
- Geotecnia
- Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
- Matemática e Física
- Materiais de construção
- Planeamento do Território e Ambiente
- Vias de Comunicação
Os serviços departamentais têm como função principal apoiar a realização das atividades de ensino, investigação, desenvolvimento e extensão do departamento.
- Serviço de Apoio Administrativo
- Serviço de Apoio Laboratorial
Os Laboratórios são as entidades de suporte às atividades de formação na área de Engenharia Civil e em áreas afins, nos cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento e noutros não conferentes de grau académico, sendo constituídas por docentes e correspondendo a subáreas disciplinares do Departamento de Engenharia Civil.
- Construções Civis
- Estruturas
- Geotecnia
- Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
- Matemática e Física
- Materiais de construção
- Planeamento do Território e Ambiente
- Vias de Comunicação
O Departamento de Engenharia Civil possui os seguintes órgãos de gestão: — Conselho do Departamento — Diretor do Departamento — Comissão Executiva Na sua organização, o Departamento de Engenharia Civil inclui ainda o Conselho de Professores Catedráticos
O Conselho do Departamento é constituído por trinta membros efetivos,sendo presidido pelo Diretor do Departamento. São membros do Conselho do Departamento:
a) o Diretor do Departamento, que preside; b) o Diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC); c) o Presidente do Conselho de Professores Catedráticos; d) os Coordenadores das Unidades ou dos Núcleos de Investigação & Desenvolvimento sediados na FEUP, que sejam membros do Departamento; e) os Coordenadores das Secções do Departamento; f) os representantes, eleitos pelos seus pares, dos professores e investigadores doutorados do Departamento, em número que, juntamente com os membros referidos nas alíneas anteriores, perfaça trinta membros, em número igual ou superior a 12.