Técnicas de impressão 3D na construção
Ana Sofia Guimarães, coordenadora do Laboratório de Física das Construções do CONSTRUCT, está a estudar o uso de técnicas de impressão 3D na construção de blocos térmicos para edifícios.
“Verificámos que já há alguma investigação sobre a impressão 3D na construção, mas sempre numa ótica de soluções estruturais. Existem alguns estudos sobre durabilidade mas pouco ou nada ainda existe relativamente ao desempenho de questões como conforto e performance energética. O nosso propósito foi então arranjar uma solução que desse resposta a este requisito”, conta.
A equipa está convencida de que a impressão 3D na construção está completamente alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável como a digitalização da automatização da indústria 4.0.
Isto permitirá que a construção evolua para processos automatizados e estandardizados com todas as vantagens de controlo de qualidade e com a possibilidade de construir 24 horas por dia, reduzindo custos.
A impressão 3D irá permitir ainda a reutilização de materiais para impressão de construções que deixam de estar em uso.
O projeto TherBlock3Dp – Impressão 3D de Blocos Térmicos é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e conta com a colaboração do MIT e da Universidade de Eindhoven, nos Países Baixos.