Curso-Piloto “Avaliação de Danos Pós-Sismo em Edifícios”

Cópia de FotoQuadrado para INSTA

Nos dias 3, 4 e 12 de julho decorreu o Curso-Piloto “Avaliação de Danos Pós-Sismo em Edifícios” realizado pelo Grupo de Trabalho 2 da Plataforma Nacional Para a Redução do Risco de Catástrofes.

Neste grupo de trabalho a FEUP e o Instituto da Construção são representados por Xavier Romão e Esmeralda Paupério, respetivamente, bem como pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Nos dias 3 e 4 de julho (sessão online) a equipa de formadores contou com a participação de Xavier Romão (DEC-FEUP), Humberto Varum (DEC-FEUP), Nelson Vila Pouca (DEC-FEUP), António Arêde (DEC-FEUP) e Esmeralda Paupério (Instituto da Construção) enquanto que a sessão presencial (no Instituto Superior Técnico) do dia 12 de julho contou com a participação de Xavier Romão.

O Curso teve a participação de cerca de 30 formandos na sua maioria engenheiros civis oriundos de câmaras municipais da região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também da PSP, GNR e Liga de Bombeiros Portugueses.

A formação incidiu sobre questões práticas e organizacionais relacionadas com o levantamento de danos em edifícios após um sismo, complementada com aplicações práticas da ficha de levantamento desenvolvida para Portugal.