Debate sobre “Pontes para a mobilidade”
Paulo Pinho, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi um dos oradores no debate sobre “Pontes para a mobilidade” organizado pelo Jornal de Notícias.
Uma conversa que contou também com a presença do arquiteto José Carlos Nunes Oliveira, que desenhou a nova travessia de metro entre Porto e Gaia e Paula Teles, que atualmente preside ao Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
A especialista em mobilidade Paula Teles sublinhou que “é necessário, obrigatório, que Porto e Gaia desenvolvam um plano de mobilidade sustentável”.
O Professor Paulo Pinho lembrou que, nas “últimas décadas, o aumento da mobilidade geral a nível do país e em particular na Área Metropolitana do Porto é enorme”.
Defendeu que, mais do que construir infraestruturas, o problema da mobilidade resolve-se “reorganizando as cidades de tal forma que colocamos as pessoas na proximidade de bens e serviços”.
Na opinião do engenheiro civil, “só com densidade urbana conseguimos viabilizar redes de transportes”.
Por outro lado, diz que “não basta atuar do lado da oferta de transportes públicos; temos de atuar do lado do automóvel, não no sentido de o diabolizar, mas de condicionar a sua utilização”.