Caracterização Hígrica de Materiais de Construção

ANTERIOR
1 / 2
PRÓXIMO

Os materiais de construção são, na sua maior parte, estruturas porosas que geram trocas permanentes de humidade, em fase de vapor e em fase líquida, com o ambiente em que estão colocados. Este comportamento condiciona as suas propriedades e a sua durabilidade. Refira-se que a humidade é uma das principais causas das patologias observadas nos edifícios. Com o objectivo de estudar a cinética de embebição e secagem e determinar os coeficientes de difusividade hídrica dos diversos materiais de construção, o LFC dispõe de um dispositivo de medição do teor de humidade por atenuação de radiação gama.
Tratam-se de ensaios não destrutivos em que podemos calcular os perfis de teor de humidade num processo contínuo de embebição ou secagem.

Absorção de Água por Capilaridade
A selecção dos revestimentos face à água líquida deve ser feita em função do seu coeficiente de capilaridade, expresso em kg/(m2·s½).
A determinação experimental do coeficiente de capilaridade C, também designado por coeficiente de absorção A, consiste em colocar os provetes em contacto com água, medindo-se a variação da massa em função da raiz quadrada do tempo.

 

Equipamentos

MINIMIZAR
Fonte radioactiva Amerícium 241 (100 mCi), 60 KeV;
Detector;
Electrónica de medida;
Estrutura de suporte;
Sistema de automatização do deslocamento e tratamento do sinal.

Normas

MINIMIZAR
EN 1925
ISO 15148:2002
Top
Fechar