Ensaio triaxial em condições não saturadas

O ensaio triaxial em condições não saturadas é um ensaio laboratorial avançado, baseado nos mesmos princípios do ensaio triaxial monotónico, que permite avaliar o comportamento dos solos em distintos graus de saturação, impondo valores diferenciados das pressões de ar e de água através da técnica de translação de eixos.

Este tipo de célula dispõe de uma base com pedra porosa de alta pressão de entrada de ar, topo de pedra porosa corrente, que permite impor distintos valores de sucção. A célula dispõe de duas paredes cilíndricas que permitem a leitura da variação de volume quando o mesmo não é mensurável pela entrada ou saída de ar dentro dos poros. Ao longo do ensaio aplica-se a mesma pressão nos dois compartimentos garantindo a deformação volumétrica da câmara interior nula. Desta forma, a variação volumétrica da amostra corresponderá ao volume que entra ou sai desse compartimento interior. O equipamento está ainda equipado com transdutores piezoelétricos para a medição das velocidades de ondas sísmicas nas amostras de solo, nomeadamente ondas de corte e compressão, que permitem a execução de ensaios tipo bender elements.

 

 

Equipamentos

MINIMIZAR
Célula triaxial de parede cilíndrica dupla;
Transdutores de pressão;
Célula de carga submersível;
Medidores de volume;
Pedra porosa de alta pressão de entrada de ar e correntes;
Transdutores de deslocamento, incluindo LDT, LVDT e hall-effect;
Transdutores piezoelétricos;
Sistema de controlo tensão e deformação automáticos subsidiários a motores passo a passo;
Software para controlo de pressão e aquisição de dados;

Normas

MINIMIZAR
Topa Gomes, A., Viana da Fonseca, A. Dourado, K.C.d.A., Coutinho, R.Q. (2012) Caracterização de solos residuais do granito do Porto em condições não saturadas. COBRAMSEG 2012, Cd-rom pp. 50-69, ABMS.
Top
Fechar