Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos colabora com Matosinhos na gestão de águas pluviais

monumento matosinhos portugal anemona

A Câmara Municipal de Matosinhos está a desenvolver um plano de prevenção de cheias e inundações.

Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos está a colaborar com a INDAQUA Matosinhos, num trabalho de caracterização da rede de drenagem de águas pluviais, que permitirá, entre outros aspetos, identificar zonas críticas do concelho e servir de orientação para estratégias de gestão.

O processo arrancou no início de fevereiro e implica o levantamento cadastral da rede de drenagem de águas pluviais e a identificação de zonas críticas do concelho, arruamento a arruamento.

Por se tratar de uma infraestrutura enterrada, a rede de drenagem de águas pluviais é apenas acessível por intermédio do levantamento das caixas de águas pluviais.

Será medida a profundidade a que a tubagem se encontra instalada, o seu diâmetro e material, e avaliado o seu estado de conservação.

O levantamento permitirá ainda identificar se o efluente que circula no interior da tubagem é de água limpa (águas freáticas ou de chuva) ou se tem focos pontuais de saneamento que importa eliminar.

O mesmo processo será aplicado às sarjetas que drenam a água da chuva à superfície.