Investigadora Andreia Meixedo venceu Prémio Inovação Jovem Engenheiro

Captura de ecrã 2024 06 11, às 11.59.53

Andreia Meixedo, investigadora do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) e antiga estudante do Programa Doutoral em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, conquistou o segundo lugar do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2023 , promovido pela Ordem dos Engenheiros Região Sul.

Investigação sobre estratégias de manutenção das infraestruturas ferroviárias valeu a Andreia Meixedo o reconhecimento.

O trabalho, agora distinguido com um prémio monetário no valor de cinco mil euros, foca-se em novas estratégias de manutenção das infraestruturas ferroviárias.

“Atualmente, a grande maioria das estratégias de manutenção das infraestruturas ferroviárias assenta em intervenções periodicamente agendadas que necessitam de uma forte intervenção humana. Esta abordagem conduz frequentemente à substituição de componentes antes de atingirem a sua vida útil e, como consequência, são realizadas intervenções desnecessárias que conduzem a custos adicionais”, elucida a investigadora da FEUP.

O objetivo do trabalho  passa por transformar uma “manutenção eminentemente preventiva” numa “manutenção baseada na condição”. “Trata-se de uma metodologia de aprendizagem não supervisionada que visa a identificação de danos e a avaliação da condição das infraestruturas ferroviárias (como pontes, vias férreas, ou rodados de veículos) de forma automática e eficiente”, avança Andreia Meixedo.