Manuel Matos Fernandes reedita volumes de Mecânica do Solos

MFERN

A U.Porto Press editou recentemente os dois volumes dedicados à Mecânica dos Solos, da autoria de Manuel de Matos Fernandes (anteriormente publicados pela FEUP Edições):

Mecânica dos Solos, volume 1, Conceitos e Princípios Fundamentais, 5ª edição, 497 páginas, ISBN 978-989-746-145-3;

Mecânica dos Solos, volume 2, Introdução à Engenharia Geotécnica, 3ª edição, 647 páginas, ISBN 978-989-746-187-3.

A nova edição do volume 1 vem enriquecida, em relação às edições anteriores, com um novo capítulo dedicado à Mecânica dos Solos Não Saturados. A nova edição do volume 2 vem também substancialmente aumentada, na maioria dos capítulos, por meio da incorporação de desenvolvimentos em capítulos similares do livro Analysis and Design of Geotechnical Structures, que o autor publicou em 2020 pela CRC Press.

Na sinopse das duas obras o Autor reitera a ambição de combinar um texto universitário com um manual que mereça estar presente na mesa de trabalho de muitos engenheiros para uso regular.

“Os académicos (estudantes e seus docentes) poderão valorizar as abordagens inovadoras a numerosos tópicos, refinadas pela experiência do autor no ensino de entusiásticas gerações de estudantes. Por sua vez, os profissionais terão oportunidade de apreciar o tratamento aprofundado dos assuntos abordados em cada capítulo, complementados por abundante material usado por projetistas e consultores. Os frequentes exemplos e referências a solos e cenários geotécnicos em Portugal, ou a case studies planetários como a Torre de Pisa e o escorregamento de Vajont, ajudam a motivar o leitor, sem prejudicar o carácter geral dos conceitos, princípios e teorias apresentados”.

O autor define a Mecânica dos Solos como uma Ciência da Natureza construída pelos engenheiros civis. Com estes dois volumes procura torná-la acessível, sem iludir a sua complexidade.