Nova tecnologia solar fotovoltaica flutuante para instalações no mar

fotoEnsayos Porto

No tanque de ondas do Laboratório de Hidráulica do Departamento de Engenharia Civil da FEUP está a ser testada uma nova tecnologia solar fotovoltaica (PV) flutuante para instalações no mar.

A tecnologia inovadora é constituída por um rastreador solar de eixo duplo montado numa plataforma flutuante com um sistema de amarração pré-tensionado (TLP) para restrição dos seus movimentos. O rastreador maximiza a geração de eletricidade a partir do sol e o sistema TLP garante a capacidade de sobrevivência dos painéis fotovoltaicos para condições de agitação marítima extremas.

O desenvolvimento da tecnologia está a ser feito pela empresa RENEERGY com o apoio de um grupo de investigação da Escola Politécnica de Mieres da Universidade de Oviedo. A investigação está ainda numa fase experimental, mas o objetivo é ter, daqui a 3 anos, o sistema instalado em alto-mar e a converter energia solar em eletricidade.

A energia gerada pelo sistema fotovoltaico offshore pode ser entregue à rede elétrica em terra. Alternativamente, a eletricidade pode ser utilizada para produzir hidrogénio verde por eletrólise ou fornecer energia renovável para atividades marítimas, como navegação e aquacultura.

No estudo a escala reduzida (escala geométrica 1/30) estão a ser consideradas diferentes condições de agitação marítima para avaliar a resposta hidrodinâmica da plataforma e a eficácia do seu sistema de amarração. O sistema pode resistir a alturas de onda até 5 m em ambiente real.

Esta é apenas uma das investigações do projeto PORTOS – Ports Towards Energy Self-Sufficiency, coordenado pela FEUP, e que pretende avaliar, desenvolver e promover o uso de energias renováveis marinhas e a eficiência energética nos portos do Espaço Atlântico.