O potencial das cidades para o uso da bicicleta como meio de transporte

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O Porto tem “muito elevado potencial” para vir a ter utilizadores de bicicleta, mas ainda é considerado “principiante” na aplicação de medidas.

A opinião é de Cecília Silva, docente do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, em entrevista ao Porto Canal.

“O que é muito comum nestes casos, é a existência de um conjunto avulso de ciclovias em sítios específicos, mas que muitas vezes não estão interligadas”.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com os municípios, estudou o potencial de várias cidades portuguesas e europeias para o uso da bicicleta como meio de transporte.

O projeto desenvolveu um roteiro para cidades principiantes no uso da bicicleta que forneceu um conjunto de ferramentas aos municípios de apoio ao planeamento. “Relativamente à cidade do Porto, por ser uma cidade com elevadas densidades de construção, em que existe uma boa distribuição das atividades e das pessoas, toda ela tem elevado ou muito elevado potencial para vir a ter utilizadores de bicicleta”, explica Cecília Silva.

Quanto às políticas de promoção do uso da bicicleta, a solução não passa apenas pelo aumento do número de ciclovias. “Precisamos de uma rede integrada, que liga as origens aos seus destinos da forma mais rápida e mais segura possível. Isso não significa que agora, de repente, precisamos de ciclovias na cidade toda. O que tem sido defendido em muitas cidades é a redução da velocidade para os 30 quilómetros hora”.

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