António Manuel Cabral Vieira Lobo
António Lobo é Investigador no Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos (DECG) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Diretor do Laboratório de Planeamento do Território e Transportes do DECG e Membro Integrado do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA). Tem 17 anos de experiência de investigação nas áreas da Engenharia e Gestão dos Transportes, atuando em dois principais domínios: (i) fatores humanos e implicações das novas tecnologias no setor dos transportes e (ii) gestão de operações e economia dos transportes. É co-autor de dois livros e de mais de 65 artigos em revistas e conferências científicas. Foram-lhe atribuídos uma bolsa de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, um Best Student Award pela Porto Business School e seis prémios de melhor contribuição em conferências internacionais e nacionais. É editor associado da revista European Transport Research Review (Springer), membro do corpo editorial da revista Journal of Urban Mobility (Elsevier), membro do conselho do DECG, membro da direção da Association for European Transport (AET), coordenador do projeto operacional PO03 – Transporte de Mercadorias da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste Europeu (CRUSOE), membro e auditor da International Co-operation on Theories and Concepts in Traffic Safety (ICTCT) e membro do Transport Safety Committee da Pan American Society for Transport and Logistics Research (PANAMSTR).
Mais informação: https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/7612-ABA6-AA2D
Publicações:
Simulator and on road testing of truck platooning: A systematic review. https://doi.org/10.1186/s12544-024-00705-6
A multilevel decision-making approach for road infrastructure management. https://doi.org/10.1080/12460125.2023.2263675
Equity of access to rail services by complementary motorized and active modes. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2024.104007
Development of Motorway Horizontal Alignment Databases for Accurate Accident Prediction Models. https://doi.org/10.3390/su16177296
Modelling the operating speed in segments of two-lane highways from probe vehicle data: a stochastic frontier approach. https://doi.org/10.1155/2018/3540785