Fernanda Maria Campos de Sousa

Matemática e Física

CITTA
4F12-9294-44AC

Professora Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Diretora da Secção de Matemática do Departamento de Engenharia Civil da FEUP; Membro do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (FCT – UP/UC).

Formação académica:
Licenciatura em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1984); Doutoramento em Matemática, Especialidade de Estatística, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2001).

Ciência de dados.
Análise de dados multivariados, em particular métodos de classificação; métodos de classificação hierárquica; métodos probabilísticos; comparação de estruturas classificatórias; metodologias de decisão e validação em classificação.

Principais actividades desenvolvidas:
Participação, como membro da equipa, em vários projetos de investigação; orientadora de 5 teses de mestrado.

Membro da Comissão Editorial da Série Classificação e Análise de Dados: Métodos e Aplicações – CLADMAp; Presidente da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados, CLAD, entre 2010 e 2014; Organização de vários eventos científicos nacionais e internacionais.