Isabel Maria Marques da Silva Magalhães

Scopus

Ciência ID
FA15-5334-E72E

Isabel Silva Magalhães é doutorada em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Desde 2005, é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente, é membro integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA).

Os interesses científicos e a actividade de investigação pertencem à área de Análise de Séries Temporais, particularmente, séries temporais de valores inteiro, não negativo, como é o caso das séries de contagem. O objectivo global consiste na modelação estatística dos modelos AutoRegressivos de valor INteiro (INAR) e de Médias Móveis (INMA), nomeadamente, estimação de parâmetros e selecção de ordem, quer no caso univarido como no multivariado.  Adicionalmente, outro tópico que tem sido desenvolvido é o da detenção de outliers nos modelos INAR. Atualmente, o trabalho de investigação centra-se na modelação de dados de contagem censurados.