Ponte da Arrábida – 60 anos de ligação e História

A Arrábida começou a ser construída em 1957 e seis anos depois, em junho de 1963 estava finalizada.

Uma obra de relevância para a cidade e para o país, e como diz o Professor Manuel Matos Fernandes “o Porto é uma coisa antes da Ponte da Arrábida e depois da Ponte da Arrábida”.

Em entrevista ao Porto Canal, lembra que a infraestrutura “permitiu que a Estrada Nacional N1 deixasse de passar no coração da cidade”.

“Com base na nova travessia da Ponte da Arrábida a própria cidade teve um grande desenvolvimento urbano e, portanto, a zona da Boavista, Campo Alegre, Ramalde desenvolveu-se e cresceu a partir daí”, comenta Matos Fernandes. Diz que nos dias de hoje “a importância utilitária da ponte é a maior possível, uma vez que é o atravessamento mais importante no coração da Área Metropolitana do Porto”.

A “obra de maior relevância para a cidade e para o país” foi classificada como Monumento Nacional em 2013, num pedido que foi desencadeado por Manuel Matos Fernandes.

“A razão mais importante para pedirmos a classificação foi a defesa da ponte (…) em relação a um futuro alargado (…) e ao imediato (…) e o facto de a obra ser classificada impede que qualquer Governo no futuro, mais ao menos longínquo, prescinda da ponte e coloque uma outra ao lado e deite esta abaixo”, afirma o Professor.