Conversor de energia das ondas híbrido para portos

A integração de conversores de energia das ondas em quebramares portuários é uma solução realista para equilibrar os desafios ambientais colocados a essas infraestruturas com as condicionantes de natureza económica. Por outro lado, as autoridades e as empresas estabelecidas em complexos portuários enfrentam o importante desafio de aumentar a sua competitividade internacional e desempenho ambiental, constituindo-se, assim, um ecossistema industrial único para analisar os impactos sociais, ambientais e económicos da energia oceânica.A maioria das instalações a escala real construídas até hoje para explorar o duplo objetivo de produção de energia a partir das ondas e abrigo de bacias portuárias são baseados em dois conceitos bem estudados: a coluna de água oscilante e o princípio do galgamento. O projeto WEC4Ports visa o desenvolvimento de uma nova tecnologia híbrida (h-WEC) para quebramares portuários, para converter a energia das ondas, que usa duas tecnologias de conversão de energia bem conhecidas: turbinas pneumáticas e turbinas hidráulicas. A abordagem disruptiva idealizada e desenvolvida no projeto SE@PORTS usa a hibridização para aproveitar o recurso energia das ondas de uma forma mais eficiente, para uma ampla gama de condições de agitação marítima (períodos e alturas de onda), pois combina num único módulo as vantagens de dois conceitos complementares. O WEC4Ports baseia-se assim nos resultados do projeto SE@PORTS (TRL 3/4) e pretende realizar I&D industrial para avançar a tecnologia para um TRL 5/6. Além disso, o WEC4Ports concentra-se na incorporação do h-WEC em quebramares, como meio de favorecer um CAPEX inicial mais baixo.Os principais componentes e subsistemas deste dispositivo de conversão da energia das ondas (as turbinas) serão construídos para serem demonstrados em ambiente real, no oceano – local de testes de Mutriku, após serem experimentalmente e numericamente dimensionados e otimizados. Os testes a escala real permitem avaliar e melhorar os procedimentos de instalação, operação e manutenção esses complexos sistemas de conversão de energia, bem como obter estimativas realistas dos seus desempenhos, combinando a matriz de potência com a do recurso das ondas. Além disso, um novo material será testado no local para avaliar a sua capacidade para resistir às duras condições do ambiente marinho.O projeto realizará I&D industrial até TRL 5/6 para: (i) melhorar o desempenho da tecnologia híbrida, (ii) realizar avaliações de fiabilidade e capacidade de sobrevivência do h-WEC e dos seus componentes, (iii) otimizar a integração no quebramar para minimizar custos e reduzir o custo nivelado de energia LCoE. O WEC4Ports terá assim um forte foco na fabricação/validação/demonstração de componentes-chave em condições reais (local de testes de Mutriku). O projeto realizará I&D industrial para: •

Referência

OCEANERA/0004/2019

Instituição Financiadora

FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Instituição Prestadora

IMDC - International Marine & Dredging Consultants
Eire Composites Teo
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial

Programa

European Research Area networks

Orçamento Global

666.760,35 €

Ligação

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