DISK
Vivemos em um mundo digitalizado. As tarefas feitas anteriormente por meio de papeis são feitas digitalmente – por exemplo, contato com autoridades, declaração de impostos e outras tarefas. Isso requer competências digitais (CD) das pessoas envolvidas. As competências digitais devem ser aprendidas pelos usuários. Isso requer alguma motivação e uma abordagem ativa para a aprendizagem: “A aprendizagem não pode ser delegada”. Viver em um ambiente dominado pela técnica, fornecendo ferramentas e meios digitais, não significa necessariamente que as pessoas realmente tenham as competências para usar esses meios de forma adequada, de forma segura ou útil. O Relatório DigComp (Digital Competence Framework 2.0 (DigComp) criado em 2017, DCF) – utilizado como ferramenta de referência – mostra em média que 54% da população Europeia possui competências digitais – ou seja, 46% NÃO possui. Os países participantes no projeto (PT, IT, GR) estão acima deste nível de 46%. Para resolver esta situação, é necessário envidar todos os esforços para ensinar as competências que faltam a vários grupos de adultos. O projeto visa desenvolver as competências digitais em falta de adultos (Educação de Adultos AE com foco especial nos chamados “imigrantes digitais” que são pessoas desfavorecidas na sociedade devido à falta de competências digitais) e capacitá-los a ter um papel ativo na a sociedade digital. • Criar formação de adultos de alta qualidade (educação não formal) usando os resultados da “Educação de Adultos Inversa”.
Referência
2019-1-PT01-KA204-060898Data início
2019 - 11Data de conclusão prevista
2021 - 10Instituição Financiadora
Comissão EuropeiaInstituição Proponente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoInstituição Prestadora
Etairia Draseon EpimorfosisEuropean Foundation for Quality in Blended Learning
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Ossiannilsson Quality Open Online Learning Consultancy
Training 2000 psc