CSETIR

Os estaleiros das obras são ambientes dinâmicos e complexos, tornando-os difíceis de controlar e monitorar. A segurança da construção evita que as pessoas morram ou fiquem incapacitadas. É uma questão socialmente relevante que persiste apesar de várias iniciativas. É também um problema econômico que custa cerca de 4% do PIB mundial. Além disso, não é aceitável no século XXI que um trabalhador morra enquanto trabalha. Os desafios são especialmente significativos para os trabalhadores novos e menos letrados devido à falta de formação. Lesões e acidentes ocorrem porque não há uma preparação adequada dos trabalhadores. Cada estaleiro de obras é diferente dos outros, portanto é necessário formar técnicos, operários e engenheiros para os riscos exclusivos e potenciais que podem surgir em cada novo ambiente. Para lidar com a pressão de evitar o desenvolvimento de acidentes, a segurança não pode mais depender das medidas tradicionais de prevenção de acidentes. CSETIR surge da sinergia entre as instituições de ensino superior e construtoras para a implantação do uso de tecnologias inteligentes na formação adequada. As ferramentas digitais permitem a criação de instrumentos que simulam cenários de construção permitindo a identificação e prevenção de riscos para professores, técnicos e engenheiros. Esta proposta visa aumentar a troca de conhecimento entre representantes de três setores para inovar as abordagens de prevenção de acidentes através da colaboração efetiva entre pesquisadores do campo de realidade virtual e empresas de construção. A parceria CSETIR irá desenvolver soluções inovadoras e interativas de VR / AR (Realidade Virtual e Aumentada) para prevenir acidentes e treinar trabalhadores. CSETIR pretende criar ferramentas utilizáveis ​​para professores, técnicos e engenheiros que serão utilizadas em qualquer projeto de construção. CSETIR também tem como objetivo oferecer treinamentos online em uma plataforma online (site do projeto, wiki) para permitir que alunos e estagiários tenham acesso a materiais e recursos interativos. Essas ferramentas vão desde aplicativos para uso em smartphones até contextos de realidade virtual, dependendo das necessidades de treinamento.

Referência

2019-1-SK01-KA203-060778

Data início

2019 - 09

Data de conclusão prevista

2022 - 08

Instituição Financiadora

COMISSÃO EUROPEIA

Instituição Proponente

Technical University of Košice

Instituição Prestadora

Aristotle University of Thessaloniki
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Kamgrad Ltd.
University of Zagreb

Programa

Strategic Partnerships

Orçamento Global

399.210,00 €

Ligação

Página FEUP

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Top
Fechar