CSETIR
Os estaleiros das obras são ambientes dinâmicos e complexos, tornando-os difíceis de controlar e monitorar. A segurança da construção evita que as pessoas morram ou fiquem incapacitadas. É uma questão socialmente relevante que persiste apesar de várias iniciativas. É também um problema econômico que custa cerca de 4% do PIB mundial. Além disso, não é aceitável no século XXI que um trabalhador morra enquanto trabalha. Os desafios são especialmente significativos para os trabalhadores novos e menos letrados devido à falta de formação. Lesões e acidentes ocorrem porque não há uma preparação adequada dos trabalhadores. Cada estaleiro de obras é diferente dos outros, portanto é necessário formar técnicos, operários e engenheiros para os riscos exclusivos e potenciais que podem surgir em cada novo ambiente. Para lidar com a pressão de evitar o desenvolvimento de acidentes, a segurança não pode mais depender das medidas tradicionais de prevenção de acidentes. CSETIR surge da sinergia entre as instituições de ensino superior e construtoras para a implantação do uso de tecnologias inteligentes na formação adequada. As ferramentas digitais permitem a criação de instrumentos que simulam cenários de construção permitindo a identificação e prevenção de riscos para professores, técnicos e engenheiros. Esta proposta visa aumentar a troca de conhecimento entre representantes de três setores para inovar as abordagens de prevenção de acidentes através da colaboração efetiva entre pesquisadores do campo de realidade virtual e empresas de construção. A parceria CSETIR irá desenvolver soluções inovadoras e interativas de VR / AR (Realidade Virtual e Aumentada) para prevenir acidentes e treinar trabalhadores. CSETIR pretende criar ferramentas utilizáveis para professores, técnicos e engenheiros que serão utilizadas em qualquer projeto de construção. CSETIR também tem como objetivo oferecer treinamentos online em uma plataforma online (site do projeto, wiki) para permitir que alunos e estagiários tenham acesso a materiais e recursos interativos. Essas ferramentas vão desde aplicativos para uso em smartphones até contextos de realidade virtual, dependendo das necessidades de treinamento.
Referência
2019-1-SK01-KA203-060778Data início
2019 - 09Data de conclusão prevista
2022 - 08Instituição Financiadora
COMISSÃO EUROPEIAInstituição Proponente
Technical University of KošiceInstituição Prestadora
Aristotle University of ThessalonikiFaculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Kamgrad Ltd.
University of Zagreb