Visita MBUILD aos trabalhos em conclusão da Adega do Ataíde em Vila Flor

No dia 24 de Novembro de 2023 teve lugar uma visita dos estudantes internacionais do MBUILD e de alguns dos seus professores, aos trabalhos em conclusão da Adega do Ataíde em Vila Flor.

Propriedade da Symington Family Estates, a Adega do Ataíde é a unidade mais recente deste grupo e pretende ser um exemplo de inovação e sustentabilidade. Em processo de certificação LEED Gold, esta obra é autossuficiente em termos energéticos, exemplar na gestão da água, iluminação natural e otimização do processo industrial, inserindo-se numa propriedade agrícola que comunga dessas preocupações.

Esta visita teve como principal intenção mostrar aos estudantes de que modo os conceitos e estratégias de sustentabilidade, que fazem parte dos objetivos do MBUILD e são abordados nas aulas, se podem concretizar numa construção real, com a utilização de diversas soluções construtivas que os pretendem maximizar.

O projeto de Arquitetura é da autoria do Arqtº Luís Loureiro, do grupo Symington, tendo a SOPSEC SA detalhado o mesmo e desenvolvido os respetivos projetos de especialidades de engenharia.