Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil

O MESTEC tem como objetivo formar profissionais com sólida preparação em Estruturas de Engenharia Civil, para uma inserção mais competitiva nos mercados de trabalho nacional e internacional. A componente letiva e a dissertação do MESTEC asseguram uma sólida formação em métodos de análise e de dimensionamento de obras da Engenharia Civil em que as Estruturas e a Geotecnia têm forte interação.
Nesta área de conhecimento, tanto a nível nacional como nos países de língua oficial portuguesa, a oferta formativa de 2º ciclo é escassa ou mesmo inexistente, pelo que o MESTEC irá suprir uma importante carência de formação especializada, enquadrando-se assim nas missões da UP e da FEUP.
O MESTEC tem como potenciais interessados o corpo técnico nacional e internacional ligado às Estruturas e à Geotecnia.
Internacionalmente afigura-se como atrativo para estudantes de países onde a oferta de formação avançada e de qualidade em Estruturas e Geotecnia, a custos moderados, é reduzida.

Plano de Estudos

Dissertação (30) 30

Condições de Acesso

MINIMIZAR

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

Consultar informação de cada ciclo de estudos.

Objetivos Gerais

MINIMIZAR

O curso visa assegurar o desenvolvimento de competências nos seguintes domínios:

• Formulações e utilização de métodos de análise estrutural;
  • Interação solo-estrutura;
  • Seleção, caraterização e aplicação dos materiais a utilizar na execução das obras;
  • Conceção estrutural e/ou geotécnica; Projeto, construção e intervenção em obras estruturais e/ou geotécnicas;
  • Capacidade de investigação.

Saídas Profissionais

MINIMIZAR

Com forte especialização e orientado para a prática profissional, o curso corresponde a uma necessidade real de Engenheiros Civis com especialização nas áreas Estrutural e Geotécnica, proporcionando saídas profissionais para uma inserção mais competitiva no mercado de trabalho, tanto a nível europeu como em países da América Latina.

Exemplos de potenciais empregadores: Gabinetes de projeto especializados em Estruturas e Geotecnia; Empresas de construção de infraestruturas públicas e privadas; Instituições da administração pública; Instituições de investigação.

Outras Informações

Diurno
Número de vagas
Português (com algumas Unidades Curriculares lecionadas em inglês)