Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios

O MPRINCE, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com a colaboração da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, oferece uma oportunidade de formação no âmbito do domínio instrumental e metodológico do exercício do Projeto Integrado. Para além dos conhecimentos teóricos e aplicados nas diversas áreas científicas e tecnológicas necessárias para a realização de projetos de edifícios, serão fornecidas as ferramentas necessárias para que os objetivos, condicionantes e especificidades das diferentes especialidades sejam desenvolvidos e interligados de forma lógica, coordenada e eficiente.

Plano de Estudos

Dissertação/Estágio/Projeto (42) 42

Condições de Acesso

MINIMIZAR

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

Consultar informação de cada ciclo de estudos.

Objetivos Gerais

MINIMIZAR

Este ciclo de estudos proporciona a todos os seus estudantes uma visão integrada das áreas da Engenharia Civil e Arquitetura, nomeadamente:

• Capacidade de compreensão sistemática nas áreas científicas e tecnológicas relevantes para a conceção e desenvolvimento de soluções de construção integradoras e sustentáveis;
  • Competências profissionais e científicas associadas ao domínio dos processos e sistemas construtivos;
  • Domínio de ferramentas e metodologias para o Desenvolvimento de Projeto Integrado.

Saídas Profissionais

MINIMIZAR

O MPRINCE fornece uma formação complementar à conferida pelas graduações nas áreas da Engenharia Civil e Arquitetura que asseguram as qualificações requeridas para o início da atividade profissional. No final deste ciclo de estudos, os estudantes terão adquirido competências que lhes permitirão ter uma visão global e integrada sobre as atividades nas áreas profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura, tanto no referente ao seu enquadramento e interações, como das componentes conceptuais e técnicas envolvidas no desenvolvimento de um projeto de construção. Desta forma, poderão participar e coordenar equipas de projeto pluridisciplinares, envolvendo-se de forma suportada em processos de decisão e respondendo de forma mais eficaz a todas as exigências de desempenho da construção, garantindo a procura e concretização de soluções mais sustentáveis, integradas e coerentes, alinhadas com as expectativas de clientes e utilizadores.

MINIMIZAR
Diurno (mas compatível com atividade laboral)
Número de vagas
Inglês ou Português (se todos os estudantes falarem Português)