Programa Doutoral em Engenharia Civil

Com as crescentes exigências ao nível da sustentabilidade e segurança das infraestruturas civis, mas também no sentido da resiliência da nossa sociedade, é fundamental promover recursos humanos qualificados e pró-ativos, com capacidade para abraçar problemas complexos, com abordagens holísticas, multidisciplinares e inovadoras.

Os desafios futuros enfrentados por profissionais e instituições que atuam na área da Engenharia Civil, nomeadamente, em projetos de estruturas e geotecnia, materiais de construção, construções, hidráulica, recursos hídricos e ambiente, planeamento do território e vias de comunicação, exigem recursos humanos cada vez mais qualificados.

O PRODEC promove o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica nas diferentes áreas da Engenharia Civil, formando os estudantes de doutoramento para se tornarem profissionais de referência para a atuação em instituições de ensino superior e laboratórios, mas também em instituições públicas e empresas, com uma ampla visão e capacidade de trabalho em ambientes internacionais.

Plano de Estudos

1° ano

1° semestre ECTS
Grupo de Alternativa 1 ()
Unidades Curriculares de Engenharia Civil - EC ()
Unidades Curriculares não de Engenharia Civil (OUT) ()
2° semestre ECTS
Grupo de Alternativa 1 ()
Unidades Curriculares de Engenharia Civil - EC ()
Unidades Curriculares não de Engenharia Civil (OUT) ()

2° ano

Tese Original (120) 120

3° ano

Tese Original (120) 120

Condições de Acesso

MINIMIZAR

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:

1. Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  2. Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.
  3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

A Comissão Cientifica de cada Ciclo de Estudos poderá definir quais as condições de ingresso que pretende considerar, restringindo ou detalhando as condições gerais previstas (consultar informação de cada ciclo de estudos).

Objetivos Gerais

MINIMIZAR

O curso tem por objetivo primordial dotar os estudantes de uma sólida e avançada formação teórica e aplicada no domínio das áreas de especialização em Engenharia Civil:

• Construções
  • Estruturas
  • Geotecnia
  • Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
  • Materiais de Construção
  • Planeamento do Território e Ambiente
  • Vias de Comunicação

Com o Doutoramento em Engenhara Civil pretende-se também assegurar formação para uma inserção mais competitiva nos mercados de trabalho nacional e internacional em Engenharia Civil.

Saídas Profissionais

MINIMIZAR

Os Doutorados em Engenharia Civil pela FEUP ficam aptos a promover o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica no domínio da Engenharia Civil, não só em estabelecimentos de ensino superior e em laboratórios de investigação, mas também em instituições públicas e em empresas, seja em Portugal ou no estrangeiro.

De referir que, assumindo cada vez mais os setores da construção, das obras públicas e dos transportes uma importância acrescida em termos de emprego e competitividade, é decisivo que os seus quadros disponham de recursos humanos cada vez mais qualificados, nomeadamente investigadores, de modo a que a sua atividade produtiva acompanhe o ritmo de exigência da sociedade moderna.

Outras Informações

Diurno