António Joaquim Pereira Viana da Fonseca
Professor Associado com Agregação em Engenharia Civil, ramo de Geotecnia.
Orientador de 28 Teses de Doutoramento (17 em Portugal e 11 no estrangeiro, 8 no Brasil) e 95 de Mestrado.
Diretor do Laboratório de Geotecnia (LabGeo) do DEC-FEUP. Membro Conselheiro e Coordenador anterior da Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros. Presidente do “Ground Property Characterization by In-Situ Tests” da “International Society of Soils Mechanics and Geotechnical Engineering” (TC102 – ISSMGE).
Coordenador/Responsável por diversos programas de investigação nacionais e internacionais, nas áreas de: caracterização de maciços, modelação de comportamento geotécnico (em particular de solos residuais), análise sísmica e vibratória, liquefação cíclica e de fluxo (estática), com ênfase para materiais de barragens e grandes pilhas de rejeitos, comportamento de fundações e estruturas de retenção em grandes escavações (em particular de solos residuais), caracterização e modelação do comportamento estático e cíclico de solos melhorados com ligantes (cimento, cal e ativantes alcalinos de cinzas) para fundações de estruturas e plataformas rodo e ferroviárias.
Investigador Responsável de 9 projetos plurianuais (7 nacionais e 3 internacionais, um deles. LIQUEFACT; do programa H202= da Comissão Europeia). Membro efetivo e outros 10 projectos plurianuais. Autor ou coautor de 65 artigos em revistas internacionais com revisão (50 dos quais em Int. Journ. Impact Factor- JRC) e 33 em revistas técnicas nacionais com revisor; 225 artigos publicados e apresentados em conferências internacionais, quais 16 são Conferências Especiais (keynote/special lectures) e 67 congressos nacionais; 71documentos técnicos de apoio a workshops e curso. Autor de 11 capítulos em livros internacionais e editor de 3 lProceedings em editoras internacionais. Autor de 4 livros em Português e de 3 capítulos de livros nacionais. (Índice H Scopus = 17, em Maio de 2020; ID 7005635575)
O exercício da atividade de engenharia e consultoria incidiu(e)nas áreas de especialização em técnicas de laboratório avançado e ensaios in situ em solos para sua caracterização e modelação, em fundações e escavações profundas, análises de interação solo-estrutura, projeto sísmico de estruturas geotécnicas, incluindo avaliação de risco e implementação de técnicas de mitigação de danos induzidos por liquefação de maciços terrosos. Responsável e/ou consultor em mais de 100 projetos de estruturas e trabalhos geotécnicos especiais (em Portugal, Argélia, Brasil, Marrocos, Moçambique, Polônia, Espanha e Brasil), incluindo fundações de pontes, aterros em solos moles, grandes escavações e túneis (com ênfase para a estações dos Aliados e da Trindade e estruturas de interface aos túneis do Metro Porto. Coordenador de mais de 350 processos experimentais no LabGeo-FEUP (www.fe.up.pt/labgeo/), sendo responsável pelos respetivos relatórios técnicos finais. Assessor para avaliação de riscos e melhoria da segurança de mais de 50 barragens de rejeitos no Brasil. Consultor Ad-Hoc do Ministério Público Federal, para elaboração e gestão dos procedimentos a serem implementados em mais de 50 barragens de rejeitos no estado de Minas Gerais, desde abril de 2019 até ao presente.