Cristiana Maria da Fonseca Ferreira

L-5209-2018

57200857431

EA19-7AFC-E118

Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da FEUP; Membro integrado da Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção.

Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (2000); Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica pela FEUP (2003); Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2009) sob orientação do Prof. António Viana da Fonseca (FEUP), Dr. David Nash (Univ. Bristol) e Dr. Paul Greening (UCL), com o título de Doutoramento Europeu.

Caracterização geofísica e geomecânica de campo e laboratório, com ênfase em ensaios não-destrutivos baseados em ondas sísmicas; desenvolvimento de novas técnicas laboratoriais baseadas em bender elements; liquefação sísmica/cíclica e estática e à sua mitigação; mecânica de solos não convencionais (solos residuais, solos não saturados, solos cimentados, rejeitos de minas) e definição do comportamento através da modelação constitutiva.

Anos de experiência relevante:  12

Investigadora responsável de 2 projetos FCT (1 em curso), membro da equipa de 1 projeto H2020 e 6 projetos FCT de investigação concluídos; orientadora de 4 teses de doutoramento (em curso), co-orientadora de 1 tese de doutoramento (em curso) e de 21 teses de mestrado concluídas; co-editora de 2 livros; autora de 26 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e 50 artigos em congressos internacionais e nacionais.

Membro correspondente em Portugal do TC101 da ISSMGE; membro do Editorial Board da revista Soils and Rocks; Membro do GT3 da CPGT.