João Paulo Sousa Costa de Miranda Guedes

Centro de I&D
CONSTRUCT

Posição atual:
Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Membro do Conselho de Departamento do Departamento de Engenharia Civil da FEUP; Membro da Comissão Cientifica do curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado da FEUP.

Formação Académica:
Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (1989); Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil pela FEUP (1993); Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (1997).

Principais interesses de investigação/competências:
Comportamento sísmico de estruturas; Estruturas de alvenaria e madeira; Reabilitação e reforço de estruturas; Análise experimental e numérica de estruturas.

Anos de experiência relevante:  30

Principais atividades desenvolvidas:
Membro da equipa de 8 projetos de investigação na área do comportamento de estruturas; orientação e coorientação de 8 teses de doutoramento; autor e coautor de mais de 200 publicações técnicas e científicas e cerca de 150 relatórios técnicos para instituições públicas (e.g. Direcções-Gerais, Municípios, Comissão Europeia) e privadas. Coautor de uma patente na área da avaliação de estruturas de alvenaria.

Outras informações relevantes:
Organização de encontros técnicos e científicos, principalmente na área da intervenção em estruturas antigas. Criação de uma empresa spin-off da Universidade do Porto na área da intervenção em construções existentes.

Ciencia VITAE