José Miguel de Freitas Castro

Ciência ID
3B16-CEF6-987E

Posição atual:
Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Membro integrado da Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção.

Formação Académica:
Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (1999); Mestrado em Estruturas Metálicas pelo Imperial College (2000); Doutoramento em Engenharia Civil pelo Imperial College (2006).

Principais interesses de investigação/competências:
Análise e dimensionamento sísmico de estruturas metálicas e mistas; Avaliação do risco sísmico de edifícios; Reforço sísmico de edifícios; Otimização estrutural.

Anos de experiência relevante: 15

Principais atividades desenvolvidas:
Investigador responsável de 3 projetos de investigação e membro da equipa de 10 projetos de investigação na área das estruturas metálicas e da engenharia sísmica; orientador de 8 teses de doutoramento; autor de mais de 150 publicações técnicas e científicas.

Outras informações relevantes:
Membro do Technical Committee 13 – Seismic Design da European Convention for Constructional Steel Work; Membro do WG2 do TC250/SC8 (steel and composite structures); Fundador da empresa SimpleAxis.