Manuel António de Matos Fernandes

Categoria
Professor Catedrático

E-mail
mfern@fe.up.pt

Serviço Administrativo
Geotecnia

Centro de I&D
CONSTRUCT

Manuel de Matos Fernandes (Braga, 1953) licenciou-se em Engenharia Civil na FEUP em 1976 e doutorou-se nesta escola em 1984 com uma tese elaborada no LNEC sobre modelos por elementos finitos aplicados a estruturas de suporte de terras.

Após o doutoramento, dinamizou a criação da área da Geotecnia no Departamento de Engenharia Civil da FEUP. É Professor Catedrático desde 1999. Tem sido responsável pela docência de unidades curriculares da área da Mecânica dos Solos e da Engenharia Geotécnica e, ainda, de História da Engenharia Civil.

Os seus principais interesses de investigação são a modelação numérica de obras geotécnicas, escavações profundas em meio urbano e História da Construção.

Foi Diretor do Departamento de Engenharia Civil (2000-03, 2009-15), Coordenador do Centro de Estudos da Construção (2009-14), unidade I&D com cerca de 50 doutorados, hoje integrada no CONSTRUCT, e membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (2013-17).

É autor de livros de texto sobre Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica publicados a nível nacional e internacional. Em 2013 recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP.

Foi vogal do Conselho Superior de Obras Públicas, Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (2016-20) e editor das revistas Geotecnia (2000-04) e Soils & Rocks (2012-16). Entre 1991 e 2007 foi co-organizador da série International Workshops on Applications of Computational Mechanics in Geotechnical Engineering, e co-editor das respetivas atas (6).

Na vertente de intervenção cívica e divulgação científica, tem mantido colaboração permanente com o Museu Nacional do Azulejo (é sócio-fundador da Liga dos Amigos do Museu), e colaborou com o Museu Nacional de Soares dos Reis (comissariou a exposição Entre as Margens, Representações da Engenharia na Arte Portuguesa, 2013), o Museu dos Transportes e Comunicações (comissariou a exposição Edgar Cardoso, Mecanismos do Génio, 2004), a Fundação de Serralves, a Faculdade de Belas-Artes da U.P. e a RTP (Programa Visita Guiada sobre a Obra de Edgar Cardoso). Foi promotor do processo que conduziu à classificação da Ponte da Arrábida como Monumento Nacional (2010-13).

Tem tido atividade como consultor em projetos e obras em Portugal e no estrangeiro.

Top
Fechar