Mário Jorge de Seixas Pimentel

Centro de I&D
CONSTRUCT

Posição atual:
Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Membro Integrado da Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção.

Formação Académica:
Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (2001); Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil pela FEUP (2005); Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2011) com a tese intitulada “Numerical Modelling for the Safety Examination of Existing Concrete Bridges”.

Principais interesses de investigação/competências:
Betão estrutural; Análise e dimensionamento estrutural; Análise estrutural não linear; Modelação do comportamento, caracterização experimental e aplicações estruturais de materiais cimentícios avançados reforçados com fibras (UHPFRC na sigla Inglesa); monitorização da integridade estrutural.

Anos de experiência relevante:  20

Principais atividades desenvolvidas:
Investigador responsável ou corresponsável de 2 projetos de investigação financiados em ambiente competitivo e membro da equipa de 6 projetos de investigação; orientador de 6 teses de doutoramento e coorientador de 2; autor de mais de 80 publicações técnicas e científicas; coordenador ou participante em mais de 40 contratos de prestações de serviços relacionados com a avaliação de estruturas existentes, monitorização de estruturas e estudos especiais em estruturas de engenharia civil.

Outras informações relevantes:
Vice-presidente do GPBE – Grupo Português do Betão Estrutural no triénio 2019-2021.  Membro da comissão organizadora de um conferência internacional e duas conferências nacionais. Experiencia profissional relevante no âmbito do projetos de barragens e grandes aproveitamentos hidroelétricos. Diretor do Laboratório do Betão Estrutural entre 2014 e 2021.