Paulo Manuel Neto da Costa Pinho

Planeamento do Território e Ambiente

Centro de I&D
CITTA

Paulo Manuel Neto da Costa Pinho (Porto, 1956) é Professor Catedrático de Planeamento do Território e Ambiente no DEC/FEUP desde 1999.

Fundador e Diretor do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (FCT – UP/UC), esteve na origem e foi o Diretor das primeiras edições do Programa Doutoral FCT em Planeamento do Território (UP/UC) e do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano (FEUP/FAUP).

Foi eleito em 2014 Secretário Geral da Associação Europeia das Escolas de Planeamento Urbano – AESOP, para o mandato 2015-2019.

Licenciado em Engª Civil em 1978 (FEUP), obteve o Diploma de Pós-graduação (Curso de Mestrado) em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Strathclyde em 1982, e o seu Doutoramento em Planeamento e Política de Ambiente na Universidade de Strathclyde, Glasgow, em 1985. Prestou provas de Agregação na FEUP em 1997.

É autor (ou co-autor) de mais de 150 publicações, entre artigos científicos, capítulos de livros, e livros publicados em Portugal e no Reino Unido. Foi Membro do Conselho Superior de Obras Públicas, Consultor da Comissão Europeia (DGXI), Consultor do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, Assessor da Comissão de Coordenação da Região do Norte e Consultor da Comissão de Coordenação da Região Centro.

Da sua atividade profissional destaca-se a Coordenação da Comissão Técnica de Análise do Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030) para o Conselho Superior de Obras Públicas, a Coordenação do Plano Regional de Ordenamento do Território da Região Autónoma da Madeira, a Coordenação do Plano de Expansão do Metro do Porto, a Coordenação do Plano de Mobilidade e Transportes de Matosinhos, a Coordenação dos Estudos de Procura Estrutural das Propostas de Expansão do Metro do Porto, a Coordenação do Plano Regional de Ordenamento do Território dos Açores,  a Coordenação dos Planos Diretores Municipais do Funchal, de Espinho e de Valongo, e do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Maia.

Principais áreas de investigação: metabolismo urbano, cidades de baixo carbono, morfologia urbana e desempenho energético, dinâmicas metropolitanas, mobilidade e acessibilidade urbana.