Planeamento do Território e Ambiente

A Secção de Planeamento do Território e Ambiente (SPTA) é responsável pela lecionação das unidades curriculares com ligações a esta subárea da Engenharia Civil, procurando conferir conhecimentos e capacidades nos seguintes domínios: planeamento urbano e regional, transportes e ambiente urbano, tendo em conta a crescente importância das problemáticas associadas à evolução desigual dos territórios, aos complexos processos transformativos das cidades, das comunidades e das populações, ao ambiente e seus impactos. De forma transversal, a educação e a investigação proporcionadas fixam-se nos atuais debates relacionados com a transição climática e com a transição digital.

No seio do Mestrado em Engenharia Civil, a SPTA é corresponsável pelo Ramo de Especialização em Planeamento do Território e Transportes, a par da Secção de Vias de Comunicação, bem como é também responsável pelo Curso de Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Juntamente com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a SPTA assegura o Programa Doutoral em Planeamento do Território, proporcionando conhecimento avançado no domínio do planeamento do território, orientado para a explicação, para a formulação e para a fundamentação de agendas futuras de política pública. No Programa Doutoral em Engenharia Civil, a SPTA assegura as unidades curriculares respeitantes ao Ramo de Planeamento do Território e Ambiente.

Da participação da SPTA nos programas Doutorais referidos, destaca-se a integração de 3 princípios combinados:  (i) a definição de um conjunto de competências fortes no conhecimento avançado das dinâmicas espaciais, do planeamento do território e da investigação científica; (ii) a aposta em áreas de especialização, associadas às principais competências de investigação existentes nas escolas; (iii) e a flexibilidade, permitindo a adaptação dos currículos às características específicas dos candidatos.

Fernando Manuel Brandão Alves Professor Associado

Secretaria de Secções/Docentes