Pedro Aires Moreira Montenegro e Almeida

0000-0001-5699-4428

AAS-3858-2020

5A1E-1448-32B5

Investigador Doutorado (FEUP); Membro da Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção.

Mestrado Integrado em Engenharia Civil pela FEUP (2008); Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2015).

Modelos avançados de análise da interação dinâmica comboio-infraestrutura; análise da segurança de circulação em diferentes contextos (vento, sismo, etc); efeitos dinâmicos em pontes; fadiga em pontes ferroviárias; interação via-estrutura; sistemas de monitorização (wayside e on-board);

Anos de experiência relevante:  8

Membro da equipa de 4 projetos de investigação na área da ferrovia (nacionais e H2020); autor de mais de 30 publicações científicas (índice-h Scopus 9) e 10 relatórios técnicos; Orientador/co-orientador de 9 teses mestrado (6 concluídas) e 3 de doutoramento (0 concluídas).

Participação em mais de 10 trabalhos de consultoria avançada na área da ferrovia e pontes com empresas como a Metro do Porto, Infraestruturas de Portugal, BERD, Institute Giprostroymost (Russia). Intercâmbio no Railway Technical Research Institute em Tóquio, Japão, e no Kanagawa Institute of Technology em Atsugi, Japão. Vencedor de 5 prémios relacionados com a investigação desenvolvida na área da ferrovia. Segundo classificado (em 89) na 3ª edição (2020) do concurso nacional individual de Estímulo de Emprego Científico (financiamento atribuído).