Pedro Alvares Ribeiro Carmo Pacheco

ppfeup@fe.up.pt

Estruturas

Posição Atual:
Presidente & CEO da BERD – Projeto, Investigação e Engenharia de Pontes; Professor Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (1991); Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil pela FEUP (1993); Doutoramento em Engenharia Civil, Estruturas, pela FEUP (1999).

Engenharia de Pontes; Projecto de Pontes; Métodos Construtivos de Pontes; Otimização processos construtivos de pontes; Sistema de Pré-esforço Orgânico; Pontes Modulares, Inteligência de Engenharia Pontes.

Anos de experiência relevante: 28

Supervisor dos programas de investigação OPS1, OPS2 e OPS3; Supervisor de várias teses de mestrado e de uma Tese de Doutoramento (concluida) e 2 em Elaboração ; Responsável pela criação da BERD cujo departamento de I&D integra a anterior equipa de investigação OPS; Responsável pela criação da MBS unidade de Pontes Modulares da BERD; Responsável do Projecto de Cooperação B.E.I.S. Chairman the Conferencia “Multi-Span Large Bridges”; Membro de diversos Conselhos Cientificos de Conferências Internacionais; Revisor Convidado da Journal of Bridge Engineering (ASCE); Structural Enginering International (IABSE); entre outros. Chairman do BERD-FEUP Wibe Prize. Editor do Livro “MULTI-SPAN LARGE BRIDGES”, com resumos das comunicações da Conferencia com o mesmo nome. Autor de mais de 50 artigos dos quais 10 em revistas internacionais da especialidade. Autor das seguintes Patentes: Construction Process of Structures with Empty Segments and Construction System of Structures with Empty Segments; Complex III modular bridge; Cross Section Patent; Hybrid Large Span construction system with precast segments and method of hybrid construction of large span bridge with precast segments; Auto-adjustable prestressing, Gantry with auto adjustable prestressing, a última das quais foi examinada a aprovada em mais de 60 países.

Fundador e Presidente da BERD, spin-off da FEUP, criada em 2006. Pariticipou de várias formas em projectos/consultoria/soluções em mais de 250 pontes, de diversas tipologias, em cinco continentes. como investigador e promotor de inovação, Vencedor de vários prémios e distinções nacionais e internacionais, incluindo a distinção FIB para uma das duas melhores teses em estruturas, a nível mundial, atribuido em Berlim 2001. A nível de Gestão e Inovação a BERD recebeu multiplas distinções e prémios nacionais e internacionais, desde a distinção da PTI (USA) ao Prémio Inovação Cotec, entre outros. A BERD projectou e forneceu em 2015 o maior cimbre para multiplos vão in situ feito até hoje no mundo.