Vasco Manuel Araújo Peixoto de Freitas

0000-0003-3913-0868

2672006

A410-8F31-3689

Professor Catedrático de Construções da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Diretor do Laboratório de Física das Construções da FEUP. Membro do Conselho Científico da FEUP e do Programa Doutoral PRODEC. Membro integrado da Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção.

Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (1982). Diploma de Estudos Aprofundados em “Sciences et Tecnhiques du Bâtiment” pela École Nationale des Ponts et Chaussées – Paris (1985). Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (1993). Agregação em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2000).

Física das Construções; Eficiência energética; Desempenho higrotérmico de edifícios; Humidade na Construção; Reabilitação e Patologia das construções.

Anos de experiência relevante:  39

Criação do Laboratório de Física das Construções em 1990; Orientação de mais de uma dezena de Teses de Doutoramento; Organização das conferências PATORREB e conferências internacionais em Portugal; Autor ou coautor de mais de 350 publicações científicas e pedagógicas, incluindo vários livros; Autor ou coautor de cerca de 300 estudos no domínio da Higrotérmica e Patologia da Construção no âmbito do Instituto da Construção.

Atividade de consultoria – Autor ou coordenador de mais de 500 Estudos e Projetos, desde 1982; Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros; Foi líder das Comissões W40 e W086 do CIB.