TRAIN

A indústria automóvel tem procurado desenvolver soluções inovadoras para o transporte de mercadorias, com os objetivos da descarbonização, da melhoria da segurança rodoviária e da melhoria da saúde e das condições de trabalho dos condutores profissionais. Neste sentido, a automação é vista como uma solução promissora para melhorar a eficiência do transporte de mercadorias na Europa, nomeadamente através da circulação de veículos pesados em pelotão. A circulação de pelotões de veículos pesados consiste uma novidade que comporta novos e inesperados riscos, sendo necessária uma investigação abrangente de modo a não comprometer a segurança viária. Em Portugal, e em muitos outros países Europeus, não existem projetos dedicados à avaliação da perceção e do comportamento dos condutores em face desta nova tecnologia.

O projeto TRAIN propõe uma abordagem integrada com vista à identificação dos requisitos para o desenvolvimento de tecnologias para a circulação de veículos pesados em pelotão, bem como à avaliação dos riscos de implementação na via pública. Numa primeira fase, o projeto irá envolver condutores e operadores em entrevistas a grupos focais e, posteriormente, em questionários alargados, de modo a identificar os conhecimentos, perceções, opiniões e sentimentos sobre esta nova tecnologia.

Os resultados do projeto permitirão avaliar o grau de consciencialização de condutores e operadores, bem como fornecer informação para a conceção das experiências em simulador de condução. O estudo experimental permitirá avaliar os principais riscos associados à circulação em pelotão de veículos pesados em cenários de automação parcial (nível 2 definido pela SAE International), nos quais o condutor pode assumir o papel de supervisor da condução, tendo que reagir adequadamente a qualquer solicitação para reassumir o controlo do veículo. Os dados recolhidos serão alvo de tratamento através de técnicas estatísticas e de algoritmos de inteligência artificial com vista à previsão do estado de alerta dos condutores e ao estabelecimento de distâncias de segurança seguras e eficientes. Em conjunto com os resultados dos grupos focais e do questionário, as simulações permitirão ainda desenvolver um modelo de aceitação e confiança dos condutores sobre esta nova tecnologia.

No final, o projeto TRAIN pretende fornecer diretrizes e recomendações essenciais à indústria, aos operadores logísticos e às autoridades de segurança viária, baseadas em modelos robustos de aceitação e do comportamento dos condutores profissionais, que contenham uma descrição abrangente dos fatores de risco e das necessidades de formação dos condutores associadas à circulação de veículos pesados em pelotão.

Referência

PTDC/ECI-TRA/4672/2020

Data início

2021 - 03

Data de conclusão prevista

2024 - 03

Instituição Financiadora

FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Instituição Proponente

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Instituição Prestadora

COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural
CRL
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Programa

Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos

Orçamento Global

249.987,21 €

Ligação

Página FEUP

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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