SIESTA

Os efeitos da sonolência e distração durante a condução contribuem fortemente para a ocorrência de acidentes rodoviários. Em resposta aos riscos evidentes, a indústria tem investido no desenvolvimento de tecnologia que monitoriza o condutor de forma a mitigar o risco. É o caso da tecnologia desenvolvida pela empresa start-up Healthy Road – Biometric Systems, Lda©. O sistema desenvolvido por esta empresa baseia-se na monitorização biométrica do condutor a partir da qual identifica eventos de sonolência e distração. Da utilização deste sistema foi obtido um conjunto elevado de dados em tempo real com potencial de ser estudado de forma a identificar fatores de risco relativamente aos fenómenos da sonolência e distração. Neste contexto, o projeto SIESTA teve como objetivo a análise dos dados recolhidos pelo sistema HD de forma a identificar padrões de risco associados aos condutores e às viagens. O projeto inclui três tarefas principais: T1 Tratamento e análise de dados; T2 Identificação de padrões de viagem e condutores; T3 Relatório final e artigos científicos. Resultados/Impacto: Através da utilização de distintas técnicas de análise estatística, os dois objetivos principais do projeto foram atingidos – identificação e análise de fatores de risco para a sonolência e distração. Os resultados sugerem que com o aumento do tempo contínuo de condução dos condutores profissionais, o número de alertas de distração e sonolência aumentam, tal como esperado. Se o condutor profissional parar durante a viagem, o número de alertas de qualquer tipo diminui. O tempo dessa paragem durante a viagem também afeta o número de alertas. A análise dos dados dos condutores não profissionais aponta para a mesma tendência nos resultados embora com algumas diferenças. A análise de clustering identificou três perfis de condutores que se distinguem quanto à viagem e alertas. Os resultados do projeto foram comparados com outros estudos sempre que possível. O projeto demonstrou o potencial dos dados obtidos pelos sistemas de monitorização do condutor para melhor conhecer o fenómeno comportamental de risco dos condutores.

Referência

MAPFRE/2017

Data início

2017 - 02

Data de conclusão prevista

2018 - 02

Instituição Financiadora

FUNDACIÓN MAPFRE

Programa

Auxílios à pesquisa Ignacio H. de Larramendi

Orçamento Global

19.250,00 €

Ligação

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