Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

O MMSEGEO pretende criar uma oferta formativa avançada na área da especialização da Geotecnia para Engenheiros Civis, Geólogos e de Minas, respondendo a uma lacuna formativa do mercado português, já que mestrados de formação avançada nesta área não existem, e às grandes necessidades de países de expressão portuguesa, onde a demanda e a exigência do mercado geotécnico são grandes.

Definindo-se como um projeto de excelência ao nível do 2º ciclo de Bolonha, o ciclo de estudos proposto é vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da Geotecnia, pretendendo que os estudantes adquiram uma sólida formação de base e competências diversas nessa área, ganhando, aqueles que ainda não estejam inseridos, uma importante vantagem competitiva para a inserção no mercado de trabalho, nacional e internacional, e, os outros, valorizando os seus conhecimentos e potenciando a sua própria competitividade na área específica de atuação.

Plano de Estudos

1° ano

1° semestre ECTS
Mecânica dos Solos Avançada (6) 6
Dinâmica dos Solos e Engenharia Sísmica (6) 6
Fundações (6) 6
Métodos Numéricos em Estruturas e Geotecnia (6) 6
Segurança e Análise de Risco (6) 6
2° semestre ECTS
Mecânica das Rochas em Obras Geotécnicas (6) 6
1° Grupo de Opção ()

2° ano

1° semestre ECTS
Dissertação (30) 30

Condições de Acesso

MINIMIZAR

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

Consultar informação de cada ciclo de estudos.

Objetivos Gerais

MINIMIZAR

Pretende­-se que, no fim do ciclo de estudos, os estudantes tenham adquirido conhecimentos teóricos fundamentais, que lhes possibilitem fortalecer a capacidade de compreensão e análise de obras geotécnicas de diversa índole, e desenvolvido competências que lhes permitam:

• Reconhecer, identificar e caracterizar os maciços naturais interessados pelas obras;
  • Definir estratégias e técnicas de intervenção que, em caso de necessidade, possibilitem o melhoramento ou reforço dos maciços;
  • Conceber, dimensionar e construir diversos tipos de obras geotécnicas;
  • Instrumentar, observar e interpretar o comportamento dos maciços e de estruturas geotécnicas;
  • Avaliar e propor soluções para problemas Geotécnicos de cariz ambiental, interagindo com profissionais de áreas afins;
  • Avaliar a eficácia das soluções geotécnicas à luz dos conceitos de sustentabilidade, análise de ciclo de vida e economia circular;
  • Desenvolver a capacidade de investigação e de pesquisa no domínio da Geotecnia.

Saídas Profissionais

MINIMIZAR

Oportunidades de inserção em empresas de construção, de projectos de engenharia civil, admissão em laboratórios de estruturas e de geotecnia, a participação em estudos de ordenamento e de impacto ambiental das grandes obras de engenharia, estudos de risco sísmico, projecto de pontes e barragens, obras de contenção de solos, túneis, aterros, infraestruturas portuárias são tudo exemplos áreas que carecem de um profissional com este tipo de formação.

Outras Informações

Diurno
Número de vagas
Português (com algumas Unidades Curriculares lecionadas em inglês)