Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano

O MPPU, partilhado entre a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Arquitetura, ambas da Universidade do Porto (FEUP e FAUP), beneficia da experiência de colaboração em anos anteriores entre essas Instituições, e visa dotar os alunos de uma preparação teórica e prática mais profunda para o exercício da profissão, ultrapassando fronteiras internacionais e acolhendo, para isso, uma diversidade de temas nas áreas do planeamento, da gestão e das políticas urbanas nas grandes e médias aglomerações. A abordagem dos grandes temas que identificam o Programa do Curso, sem se descontextualizar da atualidade urbana, suburbana ou interurbana nacionais, orientar-se-á, simultaneamente, para a reflexão e para o debate internacional das preocupações de nível ambiental, social e económico. Nesse sentido, ao longo do Curso o programa progride em métodos de estudo e de compreensão das problemáticas nacionais do planeamento urbano e, por analogia, em casos internacionais de referência.

Plano de Estudos

1º ano

1º semestre ECTS
Planeamento da Qualidade do Ambiente Urbano (6) 6
Formas e Estruturas Urbanas (6) 6
Planeamento de Transportes e Mobilidade (6) 6
Políticas Urbanas e Metropolitanas (6) 6
Sistema de Planeamento e Gestão Territorial (6) 6
2 º semestre ECTS
Seminário em Planeamento (6) 6
Estúdio de Projeto Urbano (6) 6
Escolher 12 ECTS: ECTS
Gestão da Mobilidade Urbana (6) 6
Gestão dos Espaços Urbanos (6) 6
Modelos de Localização e Mercado Imobiliário (6) 6
SIG em Planeamento Ambiental (6) 6
Qualquer Unidade Curricular 2ª ciclo da UPORTO ()

2º ano

Anual ECTS
Dissertação (60) 60

Condições de Acesso

MINIMIZAR

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

Consultar informação de cada ciclo de estudos.

Objetivos Gerais

MINIMIZAR

A um nível científico elevado, o curso visa na sua vertente de especialização:

• a formação profissionalizante conducente à preparação dos Estudantes como técnicos mais habilitados no domínio das questões urbanísticas e ambientais;
  • ajustar o conhecimento e formação ao nível das exigências do mercado de trabalho específico em Portugal e na União Europeia;
  • promover competências avançadas na procura do progresso tecnológico, social e cultural do ambiente académico e/ou profissional;
  • o conhecimento avançado das dinâmicas espaciais contemporâneas, e das teorias e sistemas de planeamento;
  • a capacidade avançada para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas no domínio técnico e científico de estudo;
  • a formação académica adequada às exigências de progresso na carreira docente universitária ou de investigação científica.

Saídas Profissionais

MINIMIZAR

São objectivos mais específicos do Programa: ampliar os domínios de formação existentes ao nível das licenciaturas e dos cursos de estudos avançados nas várias temáticas do ensino da engenharia e, em concreto, da área específica de Planeamento do Território, permitindo, deste modo, uma cobertura espacial mais alargada do ensino pós-graduado no universo do planeamento do território e das dinâmicas territoriais, bem como adequar esse nível às exigências do mercado de trabalho específico em Portugal e na União Europeia visando, consequentemente, a atracção e a mobilidade de Estudantes de diferentes países e a competitividade e a complementaridade do ensino na FEUP e na FAUP, bem como nas Instituições europeias e do resto do Mundo, ao nível do ensino universitário.

Outras Informações

Diurno
Número de vagas
Português (com algumas Unidades Curriculares lecionadas em inglês)