Programa Doutoral em Planeamento do Território

O PDPT é assegurado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e visa proporcionar conhecimento avançado no domínio do planeamento do território, orientado para a explicação, para a formulação e para a fundamentação de agendas futuras de política pública. O Programa integra o leque de Programas de Doutoramento FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia e está atualmente associado a parceria internacional no âmbito do programa H2020 | Excellence Science | Marie Sklodowska-Curie Innovative Training Networks.

Plano de Estudos

1° ano

Projeto de Tese em Planeamento do Território (24) 24
1° semestre ECTS
Teoria do Planeamento (6) 6
Dinâmicas Espaciais Contemporâneas (6) 6
Unidades Curriculares Optativas - 1º Grupo ()
2° semestre ECTS
Metodologias de Investigação (6) 6
Unidades Curriculares Optativas - 2º Grupo ()

2° ano

Tese de Doutoramento em Planeamento do Território (120) 120

3° ano

Tese de Doutoramento em Planeamento do Território (120) 120

Condições de Acesso

MINIMIZAR

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:

1. Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  2. Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.
  3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

A Comissão Cientifica de cada Ciclo de Estudos poderá definir quais as condições de ingresso que pretende considerar, restringindo ou detalhando as condições gerais previstas (consultar informação de cada ciclo de estudos).

Objetivos Gerais

MINIMIZAR

Os objectivos definidos enquadram-se dentro da missão das duas escolas, que consiste na  educação e formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentadas em Investigação e Desenvolvimento de excelência com foco regional mas com qualidade reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural. Os programas doutorais em geral, e o Programa Doutoral em Planeamento do Território são instrumentos fundamentais de actuação das escolas, na perspectiva do cumprimento dessa missão, pois é neles que se apoiam os projectos de investigação científica e de inovação tecnológica, nos quais estão envolvidas.

Os objectivos definidos não só são totalmente compatíveis com os projectos educativos, científicos e culturais das escolas nele envolvidas, como estes só podem ser atingidos através da realização de programas doutorais, sem os quais não seria possível o desenvolvimento das actividades de investigação científica e transferência tecnológica que esses projectos contemplam em lugar de grande destaque.

Saídas Profissionais

MINIMIZAR

O PDPT contribui para a formação de ativos altamente qualificados que integrarão diversos tipos de instituições e empresas com intervenção no planeamento do território, de nível municipal, regional, nacional e internacional. Em especial, as saídas profissionais em Portugal estarão associadas a instituições como as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e as Câmaras Municipais, e a Empresas de Consultoria nos domínios do Planeamento do Território e dos Transportes.

Diurno
Número de vagas