Estruturas

O LE – Laboratório de Estruturas – tem três linhas de atuação principais: (1) dar apoio a projetos de investigação com componente experimental relevante na área dos materiais estruturais e do comportamento das estruturas; (2) contribuir para uma formação mais completa, com base na experimentação, dos estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento e (3) realizar trabalhos de extensão universitária, dando resposta às necessidades das empresas e da sociedade e transferindo know-how e tecnologia para os utilizadores finais.

O laboratório dispõe de uma nave com 750m2, como equipamento que permite: o teste de estruturas de grande dimensão, com aplicação de esquemas complexos de cargas estáticas e dinâmicas, e o estudo de novos materiais estruturais contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia para aplicação sustentada de betões de elevado desempenho e novos materiais na construção e impressão 3D.

Complementarmente, o laboratório tem experiência e está bem preparado para a realização de ensaios de campo e monitorização estrutural, abrangendo a caracterização das ações e da resposta estática e dinâmica de todas as tipologias de estruturas: incluindo pontes, edifícios históricos, barragens e geradores eólicos.

Ensaios

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Projetos Científicos

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NEXT GENERATION OF DIGITAL “CONCRETE”: performance mix design and assessment of sustainable and circular cementitious composites
O cimento Portland (PC) é, atualmente, um material de construção massivo, e não se espera uma alternativa que satisfaça as necessidades legítimas das sociedades em termos de infraestruturas, habitação e melhoria do nível de vida, pelo menos para a geração seguinte. A civilização depende deste ligante inorgânico, cujas matérias-primas básicas, argila e calcário essencialmente, se […]
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Numerical simulation of the flow behavior around bridge piers
O objetivo deste projeto é estabelecer um modelo numérico para a previsão correta do comportamento do escoamento ao redor dos pilares da ponte (simples e complexos) com condições locais de desgaste. Os objetivos a serem alcançados durante o período de dois anos são os seguintes:• Desenvolvimento de um modelo numérico 3D para a simulação do […]
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Improved Tools for Disaster Risk Mitigation in Algeria
É cada vez mais reconhecido que, embora a ocorrência de grandes desastres naturais seja inevitável, a redução do risco associado por meio de medidas de prevenção deve ser uma preocupação. As regiões com uma percentagem significativa de edifícios não concebidos para resistência sísmica e onde existe espaço para melhorias no planeamento urbano são particularmente vulneráveis […]
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Seismology and Earthquake Engineering Research Infrastructure Alliance for Europe
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Risco Sísmico em áreas urbanas da Ibéria e Magreb
O projecto SMARTER tem como objetivo aumentar o conhecimento relativo à perigosidade e ao risco sísmico nas zonas urbanas de Portugal e Argélia, através do conhecimento científico desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto relativamente à modelação sísmica estrutural e à avaliação de risco sísmico a uma escala nacional, e à vasta experiência […]
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Research into enhanced track and switch and crossing system 2
O projeto IN2TRACK2 aborda o tema “Investigação sobre infraestruturas ferroviárias otimizadas e futuras” do convite à apresentação de propostas HORIZON 2020 SHIFT2RAIL para os Membros da Empresa Comum (S2R-CFM-IP3-01-2018). O projeto IN2TRACK2 trata do subsistema de infraestruturas ferroviárias e abrange todas as sistemas de mudança e via (S&C), Via e Estruturas (Pontes e Túneis) incluídas […]
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Innovative Noise Barriers for Railways
O transporte ferroviário é o modo de transporte mais sustentável, com o menor consumo energético, ocupação de espaço e pegada de carbono quando comparado com qualquer outro meio de transporte. O ruído gerado constitui um desafio ambiental muito significativo que atualmente os gestores e operadores deste tipo de infraestrutura enfrentam. De entre as várias medidas […]
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Sistema de monitorização inteligente para equipamentos de grande dimensão usados na construção pontes
www.smartops.berd.eu O projeto SMART_OPS visa investigar e desenvolver uma solução de monitorização inteligente para equipamentos de grandes dimensões, utilizados na construção de pontes, os quais apresentam um baixo nível de instrumentação, implicam elevados custos operacionais, baixa produtividade e ineficiências no processo. Assim, o presente projeto dará forma à criação de uma nova linha de investigação […]
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Nova geração de compósitos cimentícios de ultra-elevado desempenho para a reabilitação e reforço de estruturas
O financiamento necessário para a reabilitação, reforço ou a substituição de estruturas deterioradas é muito significativo e, no caso português, prevê-se que aumente nas próximas décadas. Para além dos custos diretos, a internalização dos custos associados às emissões de CO2 decorrentes da construção, bem como dos custos indiretos para os utilizadores devido às restrições ao […]
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Desenvolvimento, validação e otimização de estratégias de monitorização da condição estrutural de parques eólicos em terra e no mar.
Em Portugal, 24,5% da energia consumida provém do vento, graças a uma infraestrutura de mais de 2500 geradores eólicos (GE). Vários países europeus apresentam valores equivalentes. A gestão destes ativos pode beneficiar fortemente do desenvolvimento de estratégias de monitorização otimizadas para minimização de custos. Além disso, é crucial preparar a comunidade científica e a indústria […]
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Serviços de Consultoria

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Assessoria técnica no âmbito da construção da linha circular (rosa): Troço Praça da Liberdade – S. Bento
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Diretor

Pessoas

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Contactos

E-mail: le.dec@fe.up.pt
Tel.: +351 22 5 083 722

 

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