Rui Manuel Carvalho Marques de Faria

0000-0001-7633-0602

A-9621-2013

6311-7D84-85C9

Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Diretor do MESTEC – Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil; Membro do Conselho de Gestão da Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção.

Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (1983); Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil pela FEUP (1988); Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (1995); Agregação em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2006).

Análise não-linear de estruturas; Desenvolvimento e utilização de modelos constitutivos para simulação numérica do comportamento do betão estrutural; Caraterização experimental e modelação do comportamento termo-mecânico do betão nas primeiras idades, incluindo os fenómenos da hidratação do cimento, a maturação e a fluência; Caraterização experimental e modelação do comportamento higro-mecânico do betão, com retração de secagem total ou parcialmente restringida; Engenharia de barragens de betão.

Anos de experiência relevante: 26

Coordenador Científico da Unidade de Investigação LABEST – Laboratório da Tecnologia do Betão e do Comportamento Estrutural, no período 2010-2014; Investigador responsável de 7 projetos de investigação e membro da equipa de 11 projetos de investigação; Orientador ou coorientador de 11 teses de doutoramento concluídas; Autor de mais de 250 publicações técnicas e científicas.

Ciência VITAE