Sara Rios da Rocha e Silva

0000-0002-2625-1452

C-5206-2012

7010-C18A-E048

Investigadora Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e membro integrado da Unidade de Investigação CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção.

Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (2005); Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica da Universidade de Coimbra (2008); Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2011) sob orientação do Professor António Viana da Fonseca sobre a Caracterização geomecânica de um solo artificialmente cimentado, tendo beneficiado da colaboração do Prof. Mathew Coop e da Professora Beatrice Baudet em Londres.

Análise do comportamento em condições estáticas e cíclicas de solos estabilizados com diferentes materiais (cimento, ou ligantes gerados pela ativação alcalina de cinzas e escórias, misturas com borracha) para diferentes aplicações (infraestruturas de transporte, mitigação de liquefação, etc…). Nessa análise inclui-se a caracterização laboratorial e modelação constitutiva dos materiais e análise numérica das estruturas geotécnicas correspondentes.

Anos de experiência relevante:  10

Participação em 3 projetos de investigação; orientação de 3 teses de doutoramento em curso e 3 teses de mestrado concluídas; co-orientação de 1 tese de doutoramento em curso e outra concluída e de 2 teses de mestrado em curso e 7 concluídas; participação em 2 júris de doutoramento como arguente; Editor Associado da revista Soils and Rocks; autor de 20 artigos ISI e 46 artigos de congresso

Membro do Comité técnico 307 (Sustentabilidade em Geotecnia) da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotecnia, membro da comissão de normalização para ensaios de laboratório; membro da comissão portuguesa de geotecnia nos transportes (https://cpgt.spgeotecnia.pt/)