FiberBridge

O projeto de investigação denominado FiberBridge é relacionado com a avaliação e reforço à fadiga de pontes metálicas ferroviárias usando polímeros reforçados com fibras (FRP), sendo de elevada importância no cenário nacional e Europeu. A União Europeia está empenhada em tornar o transporte de mercadorias e a mobilidade das pessoas mais seguro, eficiente e respeitador do ambiente. Este projeto está alinhado com a promoção de uma economia eficiente dos recursos, com o uso de novos materiais para reforçar ainda mais as pontes metálicas de infraestruturas ferroviárias em Portugal. Devido a fatores económicos, as pontes metálicas ferroviárias têm tido a sua vida de operacionalidade alargado no tempo. Estes fatores tornam necessário a realização de estudos pormenorizados da vida residual à fadiga para fundamentar as decisões de alargamento do período de funcionamento destas pontes. Uma análise dinâmica e avaliação à fadiga globais dos casos-de-estudo (ex. Ponte Eiffel) são necessárias com o objetivo de desenvolver um estudo numérico e experimental, que serão feitos numa fase inicial pela equipa de investigação do projeto. Um modelo de elementos finitos das pontes selecionadas são calibrados usando respostas medidas a partir de ensaios de vibração ambiente. O dano de fadiga é inicialmente avaliado sem soluções de reforço. O comportamento monotónico e de fadiga dos adesivos estruturais são obtidos através de uma campanha experimental. Estudos experimentais e numéricos de fadiga são realizados para vários provetes de aço entalhados usando placas de FRP. Os resultados do comportamento à fadiga dos adesivos são importantes para serem usados em modelos numéricos avançados de previsão da resistência à fadiga de ligações aparafusadas injetadas com resina e ligações híbridas de aço com placas de FRP. O estudo de diferentes configurações de detalhes de aço entalhado reforçado com placas de FRP é importante para estimar o ganho de resistência à fadiga das estruturas. Para a previsão da vida à fadiga considerando a fase de propagação fendas, é importante a caracterização do comportamento de propagação de fendas de fadiga de provetes com pré-fendas reforçados com placas de FRP. Estudos experimentais e numéricos de reforço à fadiga de membros de pontes metálicas antigas com placas de FRP são efetuados. A reabilitação à fadiga destes elementos estruturais é normalmente esperada para diminuir a concentração de tensão no ponto crítico e a intensidade de tensão na ponta da fenda. Finalmente, a avaliação da resistência estrutural à fadiga de casos-de-estudo selecionados com soluções de reforço utilizando uma metodologia numérico-experimental global-local é realizada levando em consideração os estudos previamente realizados. Com esta investigação é identificada a contribuição positiva na avaliação e resistência à fadiga de pontes metálicas ferroviárias usando placas de FRP, bem como propor alguns procedimentos importantes para os códigos de projeto.

Referência

POCI-01-0145-FEDER-030103

Instituição Financiadora

FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Programa

P2020|COMPETE - Projetos em Copromoção

Orçamento Global

209.858,47 €

Ligação

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